31 de janeiro de 2024

A Antler lidera o financiamento pré-semente de US$ 5,1 milhões para 37 startups no Sudeste Asiático; visa investimentos em IA verticalizada e Indústria 4.0

• Isso representa o maior número de negócios pré-semente em uma única rodada na região
  • A Antler vê mais oportunidades de investimento em IA verticalizada e Indústria 4.0
  • A Antler faz seu primeiro investimento na Malásia com sete startups, como parte de sua parceria com o fundo soberano Khazanah

Cingapura - Quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - A Antler, empresa global de capital de risco em estágio inicial com sede em Cingapura, anunciou hoje sua maior rodada de investimentos pré-semente até o momento, comprometendo-se a investir US$ 5,1 milhões em 37 startups do Sudeste Asiático, incluindo a XX. Essa rodada também marca o maior número de negócios pré-semente concluídos em uma única rodada na região, demonstrando o compromisso da Antler em apoiar a próxima geração de empreendedores de tecnologia do Sudeste Asiático.

O portfólio diversificado de startups abrange 19 setores, desde IA e SaaS B2B até fintech e saúde, para enfrentar desafios regionais específicos. O investimento também marca o compromisso inicial e a presença da Antler na Malásia, como parte de sua parceria estratégica com o fundo soberano Khazanah.

Jussi Salovaara, cofundador e sócio-gerente da Antler na Ásia, disse: "Como um investidor de vários estágios, reconhecemos o imenso potencial das startups em estágio inicial no Sudeste Asiático. Nesse clima dinâmico e desafiador, somos especialmente atraídos por investimentos pré-semente, particularmente em startups verticalizadas de IA e do setor 4.0 que abordam pontos problemáticos profundos e revolucionam a forma como modelos e dados se traduzem em produtos tangíveis. Neste momento crucial, nosso foco é ajudar os fundadores a estabelecer uma base sólida para modelos de negócios sustentáveis e promover a inovação de longo prazo no ecossistema tecnológico global mais amplo."

A posição da Antler como a mais antiga apoiadora de startups permite que ela identifique e impulsione as tendências tecnológicas emergentes. Seus investimentos nesta rodada ressaltam a convicção nas seguintes tendências:

1. Mudança para IA verticalizada Uma segunda onda de startups de IA é esperada para 2024, pois a IA continua a amadurecer e as soluções estão sendo adaptadas a setores específicos. Veremos uma mudança maior no sentido de criar negócios duradouros em IA verticalizada, principalmente em mídia, gerenciamento do ciclo de vida do cliente e integração de LLM. 34% das startups nesta rodada estão em IA verticalizada, incluindo:algum texto
    • ReelBlend: Marketplace para colocação virtual de produtos, utilizando IA e Visão Computacional para facilitar inserções precisas de anúncios em várias mídias.
    • EigenAI: plataforma de IA/ML sem código, especializada na análise do comportamento do cliente e na criação de modelos abrangentes de CLM (Customer Lifecycle Management).
    • RapidaAI: roteador LLM e plataforma de engenharia imediata para que as empresas experimentem, testem e implementem aplicativos com LLM em alta velocidade.
    • Emereg: primeira plataforma de IA focada na automação do gerenciamento de riscos especificamente adaptada para o setor de fintech.
    • CapGo: Plataforma para implantar agentes de IA para aquisição rápida e autônoma de dados, especificamente adaptada para pesquisa de mercado.
    • Buildas: Plataforma de IA assistida por humanos que auxilia as empresas no planejamento, na personalização e na manutenção de software sem a necessidade de amplo conhecimento técnico.
    • Lunash: Solução orientada por IA para melhorar o desempenho da cobrança de dívidas em todos os estágios, desde a pré-delinquência até a recuperação.
    • ZOLO: assistente com tecnologia de IA para fornecedores de alimentos para simplificar os detalhes de gerenciamento de pedidos e converter de plataformas de mensagens para sistemas de back office.
    • SmartViz: Fornece módulos alimentados por IA para inspeção visual automatizada na fabricação, com o objetivo de eliminar defeitos e aumentar a eficiência da produção.
    • Levit8: plataforma de análise de RH que usa dados para rastrear as experiências dos funcionários e detectar sinais precoces de possível rotatividade.
    • PingMi: Copiloto de IA e plataforma de gerenciamento de produtos projetada para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de ideias que geram receita.
    • Cleve: Ferramenta com tecnologia de IA que ajuda criadores e líderes de pensamento a ampliar sua presença on-line gerando conteúdo personalizado otimizado para diferentes plataformas.

1. Ascensão da Indústria 4.0 no SEA - Embora o Industry 3.0 tenha sido inicialmente impulsionado pelo setor de manufatura, suas tecnologias agora têm o potencial transformador de impulsionar todos os setores verticais da indústria. Seus princípios fundamentais de interconexão, tomada de decisão orientada por dados e automação estão sendo cada vez mais aplicados a setores tradicionalmente não digitais, incluindo construção, transporte e saúde. 34% das startups investidas estão no setor de Indústria 4.0, incluindo:algum texto
    • COEX: uma plataforma projetada para maximizar a eficiência operacional e de capital no setor de construção, digitalizando as reivindicações de projetos e o gerenciamento de listas de quantidades.
    • Dash Electric: logística sustentável para clientes B2B, oferecendo aluguel de veículos elétricos para criar a maior frota de veículos elétricos da Indonésia para serviços de entrega sob demanda.
    • glorioso: uma plataforma de operações de atendimento para fornecedores de atendimento, com o objetivo de digitalizar operações e melhorar o trabalho de atendimento com ferramentas inovadoras de força de trabalho.
    • OmiConvo: Uma suíte de negócios omnichannel abrangente que integra vários canais de mensagens com serviços de back-end, aprimorando o gerenciamento do comércio social para proprietários de empresas tradicionais.
    • AssetFindr: um ecossistema de gerenciamento de manutenção de ativos de ponta a ponta para insights em tempo real, gerenciamento avançado de riscos e tomada de decisões orientada por dados.
    • UniiD: soluções de acesso inteligente para edifícios e cidades, transformando a maneira como a entrada e a segurança são gerenciadas por meio de uma plataforma baseada em dispositivos móveis.
    • Konstruksi.ai: Solução SaaS para empresas de construção e empreiteiras para sistematizar o fluxo de trabalho de documentos e a inspeção de qualidade em tempo real.
    • XFLO: uma solução SaaS B2B para aumentar a produtividade dos negócios por meio de um mecanismo de fluxo de trabalho hiperautomatizado.
    • Barely Skin: Fornece tratamento de pele personalizado em nível dermatológico acessível, oferecendo consultas on-line e produtos de cuidados com a pele sob medida.
    • Ternakin: Soluções de IoT para que os criadores de peixes aumentem a produtividade, otimizando a utilização dos tanques e simplificando a aquisição de suprimentos.
    • Seafoody: Um facilitador da cadeia de suprimentos de frutos do mar para fornecimento direto às empresas.
    • YOBO: CRM de vendas e solução de automação de vendas que identifica clientes de alto valor.

1. Startups do Sudeste Asiático criam soluções hiperlocais com escalabilidade global - Com a expectativa de que a economia digital global atinja US$ 17,5 trilhões até 2025, está surgindo uma nova onda de startups que estão desenvolvendo produtos que atendem às necessidades hiperlocais no Sudeste Asiático e, ao mesmo tempo, mantêm o potencial de expansão global. Foram identificadas oportunidades nas áreas de fintech, comunicações, operações comerciais e muito mais. Estão sendo desenvolvidas soluções que abordam pontos problemáticos locais específicos e, ao mesmo tempo, incorporam tecnologias escaláveis para um público global. Isso inclui:alguns textos
    • BorderDollar: Fornece financiamento comercial internacional acessível para PMEs, oferecendo financiamento de faturas como uma classe de ativos alternativa para investidores privados.
    • Mailpass: Oferece um gerenciador de login baseado em dispositivos, criando endereços de e-mail exclusivos e anônimos para usuários por serviço para aumentar a segurança e a privacidade on-line.
    • flaex: Uma bolsa de negociação de margem descentralizada que aproveita a liquidez dos protocolos de empréstimo para oferecer taxas competitivas aos traders.
    • Hybr1d: Plataforma de gerenciamento de TI de ponta a ponta para que as empresas automatizem e otimizem os processos da força de trabalho.
    • Naki: uma plataforma que permite à Geração Z criar amigos de IA adaptados às suas necessidades e personalidades, oferecendo uma experiência de interação exclusiva e personalizada.
    • Spun: Plataforma de criação e gerenciamento de permissões para viajantes que não são de lazer, utilizando IA e automação para simplificar e acelerar o processo de permissão para oportunidades profissionais em todo o mundo.
    • MessengerCo: Uma plataforma completa de presentes corporativos para otimizar os presentes B2B com uma solução de distribuição global.
    • Zappy: Fornece ferramentas de comunicação empresarial unificadas e acessíveis, integrando várias conversas de trabalho em uma caixa de entrada unificada.
    • Upbrand: Um facilitador de marca D2C e comércio eletrônico para fabricantes de moda locais, para fazer a transição para marcas globais com serviços de ponta e inteligência de mercado.
    • Just Ping: uma ferramenta de recrutamento conversacional omnichannel que aproveita as experiências mobile-first para contratação social, integrando-se a várias plataformas de mensagens e mídia social.
    • Finna: uma plataforma completa para empresários individuais, que simplifica o fluxo de trabalho, desde o gerenciamento de clientes e a criação de propostas até o processamento de pagamentos.

"Com a crescente conscientização e adoção da IA preditiva, as startups do Sudeste Asiático agora têm a oportunidade de adotar um novo paradigma de hiperlocalização e ambição global simultaneamente. Essa abordagem exige que os fundadores repensem as possibilidades de produtos que atendam a diversos mercados locais em massa, ao mesmo tempo em que abrigam o potencial de escalabilidade contínua em plataformas globais", disse Winnie Khoo, sócia da Antler.

"A dinâmica única do mercado da Indonésia apresenta imensas oportunidades para as startups, e é por isso que temos o compromisso de reunir os melhores talentos indonésios para construir grandes coisas aqui. Trabalhamos com fundadores que não são movidos apenas pelo capital, mas também pela ambição de fazer parte de uma comunidade de inovadores e empreendedores que pensam da mesma forma e que farão uma diferença real, tanto localmente quanto no cenário global", disse Agung Bezharie, sócio da Antler.

"O Vietnã está emergindo rapidamente como um centro de inovação no Sudeste Asiático. O investimento significativo da Antler na região é um forte voto de confiança em nossos empreendedores locais, cuja engenhosidade e resiliência continuam a abrir novos caminhos", disse Erik Jonsson, sócio da Antler.

"Ao marcarmos nossa primeira rodada de investimentos na Malásia, estamos entusiasmados com o potencial que vemos aqui. A diversidade e o calibre das startups falam muito sobre a crescente influência do país como um ator importante no cenário empresarial regional", disse Frank Kang, sócio da Antler.

Com um número recorde de mais de 5.000 inscrições nesta rodada, a Antler tem apoiado consistentemente mais de 1.000 startups em todo o mundo, desde seu lançamento em 2018.

Aqui está a lista completa das empresas investidas para obter mais detalhes. Entre em contato com a Antler se quiser se conectar com algum dos fundadores.

Para obter informações sobre a mídia, entre em contato:

Ryan Thoo

Vice-presidente de marketing, Antler